Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
Mundo

Primeiro paciente a passar por ECMO recebe alta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Publicada em 22/07/20 às 09:34h - 43 visualizações

por Jessica Hübler


Compartilhe
   

Link da Notícia:

No dia 15 de julho aconteceu a primeira alta do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um paciente infectado pelo novo coronavírus que recebeu tratamento de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A técnica fornece oxigênio através de equipamentos extracorpóreos, é extremamente avançada e exige profissionais altamente capacitados. O Clínicas é pioneiro na região Sul do país neste procedimento para casos da Covid-19.

Conforme o coordenador do programa de ECMO do HCPA, professor Mauricio Saueressig, a técnica já foi utilizada em quatro pacientes infectados com o novo coronavírus. “É um momento muito feliz, em que toda equipe multidisciplinar foi fundamental para chegar a este resultado. Temos a capacidade de realizar este atendimento. É a mais alta tecnologia ao alcance da população”, ressalta.

O próprio Clínicas vinha financiando o programa com recursos próprios para outros atendimentos. “Os custos são bastante altos e agora, com a pandemia, estamos recebendo verbas federais e de pesquisa para casos covid”, complementa Saueressig. Nos últimos dias, uma equipe do HCPA se deslocou até Rio Grande para buscar um paciente adulto que necessitava de ECMO e profissionais da Cirurgia e Medicina Intensiva Pediátrica, liderados pela professora Tais Sica da Rocha, realizaram o tratamento em uma criança.

Na prática, o aparelho funciona como se fosse os pulmões dos pacientes, através de membranas extracorpóreas de oxigenação. São necessários médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e, principalmente, perfusionistas altamente especializados para operar os equipamentos e atender aos pacientes.

Fonte: Correio do Povo




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 8408-0001

Visitas: 835820
Usuários Online: 37
Copyright (c) 2020 - Ijuí Express