Ijuí e Região

Vacinação contra a polio inicia na próxima segunda

Publicada em 05/08/2022 às 08:20h

por Jornal da Manhã


Compartilhe
Compartilhar a notícia Vacinação contra a polio inicia na próxima segunda  Compartilhar a notícia Vacinação contra a polio inicia na próxima segunda  Compartilhar a notícia Vacinação contra a polio inicia na próxima segunda

Link da Notícia:

Vacinação contra a polio inicia na próxima segunda

Começa na próxima segunda-feira a Campanha Nacional de Multivacinação e de vacinação contra a Poliomielite. A campanha vai se estender até o dia 9 de setembro e será realizada em todos os municípios do País. No período, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como sarampo, catapora e caxumba estarão sendo disponibilizadas. 

Na multivacinação, o público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Já o público-alvo da campanha contra a Poliomielite é destinada a crianças entre 1 e menores de 5 anos. "Esses públicos devem procurar as salas de vacina com as suas carteiras de vacinas em mãos para que se faça uma busca de esquemas vacinais que estejam incompletos, buscando colocar essas vacinas em dia. Aguardamos todas as crianças para essa campanha tão importante que vai acontecer mais uma vez", ressalta a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Moiseane Pinheiro Bracht. 

Em Ijuí, a vacinação da campanha vai acontecer em todas 14 salas de vacina. O pai ou o responsável deve levar a criança na sala de referência, no posto de saúde do bairro onde reside. 

No dia 20, será realizado o Dia D da campanha. "Esse sábado vão ser disponibilizadas as doses o dia todo, tanto pela  manhã quanto na parte da tarde. Todas as salas estarão abertas para a campanha. Aguardamos todas as crianças e adolescentes para que possamos estar protegendo todos, vacinando de acordo com o calendário nacional de vacinação", ressalta Moiseane.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra todas essas enfermidades, autoridades de Saúde alertam para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. Ela vem ocorrendo desde 2015 e é um reflexo do processo pandêmico nos últimos dois anos. 

O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias. Doenças que eram consideradas erradicadas, como sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na região, segundo a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), cerca de 10,5 mil crianças devem ser imunizadas durante a campanha nos 20 municípios de abrangência da 17ª CRS. Todas as vacinas estão disponibilizadas no calendário vacinal e estão disponíveis nos postos de saúde. Os municípios já receberam aporte de doses e estão preparados para a campanha. 

 










Nosso Whatsapp

 (55) 98408-0001

Visitas: 1739177
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2022 - Ijuí Express
Converse conosco pelo Whatsapp!