Ijuí e Região

Estudantes do curso de Direito palestram para idosos sobre golpes digitais

Publicada em 05/08/2022 às 08:08h

por


Compartilhe
Compartilhar a notícia Estudantes do curso de Direito palestram para idosos sobre golpes digitais  Compartilhar a notícia Estudantes do curso de Direito palestram para idosos sobre golpes digitais  Compartilhar a notícia Estudantes do curso de Direito palestram para idosos sobre golpes digitais

Link da Notícia:

Estudantes do curso de Direito palestram para idosos sobre golpes digitais

Na terça-feira, 2 de agosto, estudantes do segundo módulo do curso de Direito da Unijuí realizaram uma palestra sobre golpes digitais cometidos contra a pessoa idosa, juntamente com uma explanação sobre a violência cometida contra o idoso. Os alunos Carolina da Paixão Michael, Rodrigo Lenz, Sabrina Gutknecht da Silva e Tael Pukall Rossetto, acompanhados do professor mestre Marcelo Loeblein dos Santos, foram recebidos pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Saúde, Trabalho e Previdência, com sede em Ijuí, Rosani Martiny, para alertar e conscientizar a parcela idosa da população sobre os frequentes golpes praticados na esfera digital.

A pesquisa foi desenvolvida pelo grupo na disciplina de Projeto Integrador: Estado, Sociedade e Constituição, no primeiro módulo do curso. Mesmo cursando atualmente o segundo módulo do curso, o grupo continua a colher os frutos da pesquisa passada.

A presidente do Sindicato ressalta que os idosos vinculados à instituição são frequentemente vítimas das atrocidades digitais, pois os mesmos, segundo pesquisa levantada pelo grupo, não possuem meios eficientes para diferenciar o que é um cibercrime, sendo extremamente vulneráveis. Sobre esse ponto de vista, durante o semestre passado, o grupo teve como foco a educação e conscientização sobre os riscos do uso sem conhecimento das tecnologias contemporâneas.

Os resultados obtidos pelos estudantes são positivos, segundo o professor, pois a palestra contou com transmissão a todos os municípios nos quais o Sindicato possui sede, sendo possível a realização da ampla divulgação e conscientização sobre o assunto. Ainda foram debatidos os métodos de proteção digital, garantindo aos idosos o conhecimento necessário para que não sejam vitimados.

“Estou na luta para que os idosos, vítimas de falsos empréstimos, possam solucionar o problema”, ressalta a presidente Rosani Martiny, referindo-se a uma das modalidades mais frequentes que os criminosos utilizam para subtrair o patrimônio dos idosos. Dentre os falsos empréstimos, o grupo destaca duas modalidades: depósito antecipado para empréstimo, onde, em alguns casos, as quadrilhas oferecem falsos empréstimos e dizem que o consumidor precisa pagar um valor antecipado, referente à taxa Selic, para conseguir a liberação do crédito; e o empréstimo falso para roubo de dados, em que, além de dinheiro, os criminosos também podem querer os dados pessoais. Com essas informações, os golpistas pedem crédito em nome da vítima e podem cometer diversos outros crimes se passando pelo perfil do idoso.

A ação desenvolvida também faz parte da proposta de construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos e garantias fundamentais aos idosos, fazendo com que a legislação existente, referente ao idoso, não apenas exista, mas seja cumprida pelo Estado e a sociedade, os quais são constitucionalmente obrigados a amparar a pessoa idosa.










Nosso Whatsapp

 (55) 98408-0001

Visitas: 1739065
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2022 - Ijuí Express
Converse conosco pelo Whatsapp!