Ijuí e Região

Antigo prédio da Ceasa de Ijuí vira ponto de acúmulo de lixo

Publicada em 04/08/2022 às 09:11h

por Jornal da Manhã


Compartilhe
Compartilhar a notícia Antigo prédio da Ceasa de Ijuí  vira ponto de acúmulo de lixo  Compartilhar a notícia Antigo prédio da Ceasa de Ijuí  vira ponto de acúmulo de lixo  Compartilhar a notícia Antigo prédio da Ceasa de Ijuí  vira ponto de acúmulo de lixo

Link da Notícia:

Antigo prédio da Ceasa de Ijuí  vira ponto de acúmulo de lixo

Na tarde de ontem, a reportagem do JM recebeu denúncias e relatos referentes ao abandono do antigo espaço da Ceasa do município, prédio de propriedade do Estado do Rio Grande do Sul, inaugurado na gestão do ex-governador Antônio Britto (1995–1999).

Como um investimento para a agroindústria, o local seria como uma central de abastecimento e de alimentos, onde os agricultores deixariam seus produtos referentes à agroindústria do município de Ijuí. Porém, o espaço não obteve êxito em sua proposta e, atualmente, está abandonado.

Visto a inutilização do local, que fica às margens da BR-285 e próximo ao antigo aterro sanitário, ao longo dos anos outras atividades foram desenvolvidas, entre elas o descarte de lixo e outros materiais, que poderiam ser destinados à reciclagem no município. Por um período de tempo o local também serviu como um Ecoponto para descarte de pneus. 

Ao verificar a situação do espaço foi constatada a significativa presença de lixo depositado – como restos de construções, pneus, garrafas de vidro, plásticos e aparelhos eletrônicos -, além de demais resíduos orgânicos.

Mesmo com o acúmulo excessivo de lixo e os riscos oferecidos à saúde pública, visto a presença de resíduos e água parada, há famílias que, em situação de vulnerabilidade social e déficit habitacional, estão residindo no local. Essas pessoas relataram à reportagem que estão cuidando como podem do prédio, para evitar furtos e situações irregulares, como o descarte de lixo doméstico, que, comumente, acontece no espaço. 

A reportagem do JM buscou o Executivo municipal para compreender qual é a situação atual do local que, em resposta, informou estar averiguando a situação do. Sobre os furtos de zinco do telhado do prédio, que foram relatados pela comunidade, a informação fornecida foi que, de fato, há registros na delegacia de polícia. Inclusive, uma das ocorrências relativas a esses furtos de zinco foi acompanhada pelo prefeito do município, Andrei Cossetin.

 










Nosso Whatsapp

 (55) 98408-0001

Visitas: 1739181
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2022 - Ijuí Express
Converse conosco pelo Whatsapp!