Ijuí e Região

Programa Saúde na Escola completa 15 anos

Publicada em 01/06/2022 às 09:03h

por Jornal da Manhã


Compartilhe
Compartilhar a notícia Programa Saúde na Escola completa 15 anos  Compartilhar a notícia Programa Saúde na Escola completa 15 anos  Compartilhar a notícia Programa Saúde na Escola completa 15 anos

Link da Notícia:

Programa Saúde na Escola completa 15 anos

O Programa Saúde na Escola (PSE) promove a articulação e a integração entre as equipes da educação básica e os profissionais de saúde da Atenção Primária, que desenvolvem as ações nas escolas, tornando o programa o principal do Sistema Único de Saúde (SUS) que articula os dois setores. Em Ijuí, o PSE completa 15 anos em 2022, Ele busca aproximar e levar maior qualidade de vida para as famílias de alunos de toda a rede de ensino público, tanto estadual, quanto municipal.

Pensando em ampliar o programa, a partir do retorno do ensino 100% presencial, uma formação foi promovida, durante todo dia de ontem, a fim de retomar as ações ainda neste ano junto à comunidade escolar. A formação ocorreu na Estação Cultura e Lazer e reuniu a gestores das escolas do município, a coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle, o secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, e o prefeito Andrei Cossetin. 

Conforme a assistente social Cristiane Barasuol, a formação buscar mostrar as estratégias para as atividades deste ano, que terão, entre os focos principais, ações voltadas à saúde mental, tanto dos alunos, como também dos profissionais que atuam nas instituições de ensino. "Vamos trabalhar neste ano questões socioemocionais. Dar amparo aos adolescentes, professores, funcionários na questão das emoções, psicológicas. Saímos de dois anos isolados para o convívio imediato, o que gera  desconforto e vamos trabalhar isso com toda a comunidade escolar. Como estratégia pretendemos usar a Justiça Restaurativa e a comunicação não violenta com esse objetivo", destaca.

A coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle, reforça que o programa, mais do que levar qualidade de vida, incentiva o conhecimento familiar sobre os cuidados em saúde. Segundo ela, o PSE faz com que os alunos sejam agentes para levar as inovações, dicas e tudo que aprendem na escola e influenciar os pais. "Os nossos estudantes inspiram a casa onde moram, mas também o contexto familiar, os vizinhos e a comunidade. Aqui em Ijuí, certa de 80% das famílias são atingidas pelo programa e recebem conhecimento relacionados à prevenção de saúde, cuidados com higiene, saúde bucal, entre outros. É um programa importante para toda a comunidade", ressalta Eveline. Na formação foram feitas a apresentação dos programa, bem como a entrega de jogos pedagógicos sobre saúde para o desenvolvimento das ações.

"Este programa tem o objetivo de articular ações de prevenção, promoção e atenção integral aos alunos da educação básica do nosso País. Sabemos da importância que esse programa tem, por unir as áreas da Saúde e da Educação. Desde 1997, temos a saúde trabalhada dentro do currículo escolar. Nosso currículo atual traz nas competências o auto-cuidado, onde a saúde transita nas nossas escolas e deve ser trabalhada pelos componentes curriculares", completa o secretário de Educação, Cláudio de Souza.










Nosso Whatsapp

 (55) 98408-0001

Visitas: 1743407
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2022 - Ijuí Express
Converse conosco pelo Whatsapp!