Ijuí Express
Ijuí e Região

Covid-19? Crises de asma, sinusite, rinite e até casos de pneumonia são a maioria dos atendimentos no CT

Publicada em 10/05/2022 às 16:04h

por Grupo repórter


Compartilhe
Compartilhar a notícia Covid-19? Crises de asma, sinusite, rinite e até casos de pneumonia são a maioria dos atendimentos no CT  Compartilhar a notícia Covid-19? Crises de asma, sinusite, rinite e até casos de pneumonia são a maioria dos atendimentos no CT  Compartilhar a notícia Covid-19? Crises de asma, sinusite, rinite e até casos de pneumonia são a maioria dos atendimentos no CT

Link da Notícia:

Covid-19? Crises de asma, sinusite, rinite e até casos de pneumonia são a maioria dos atendimentos no CT

Centro de Triagem(CT), da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), registrou ontem(9) 120 consultas; e a média tem sido de 80 por dia nas últimas semanas, com média de 15% dos pacientes testando positivo para Coronavirus. O dado foi revelado pelo enfermeiro Francisco Korb que coordena o CT.

Ele observa que além dos casos de Covid, há muitas situações de pacientes com crises de asma, sinusite, renite que procuram atendimento. E em torno de 5% dos pacientes tem suspeita de pneumonia.

“Tem bastante casos suspeitos de dengue, esses pacientes são medicados e orientados a continuar o o atendimento na unidade de saúde de referência para realização de exames e acompanhamento. De forma geral, não há atendimento há pacientes graves faz tempo no CT”, observa.

Korb explicou que durante o acolhimento é verificado com o paciente a situação vacinal da Covid-19; e está se comprovando que os pacientes com esquema vacinal completo tem poucos ou leves sintomas. Já pacientes que não fizeram a vacina ou fizeram só uma dose, tem uma piora dos sintomas, “é normal isso, já é comum esperar que o paciente que não tem todas as vacinas tenha um quadro sintomático pior”.

Ainda conforme o enfermeiro, “os pacientes que são atendidos no CT,  se verificado que precisam de acompanhamento, observação, exames, estes são encaminhados para a UPA 24h direto  por ambulância municipal, mas são poucos os casos assim no momento”, destacou.










Nosso Whatsapp

 (55) 98408-0001

Visitas: 1689366
Usuários Online: 20
Copyright (c) 2022 - Ijuí Express
Converse conosco pelo Whatsapp!