Ijuí e Região

Aumenta o número de testes realizados para Covid-19 no Unilab da Unijuí

Publicada em 10/01/2022 às 16:33h

por Grupo reporter


Compartilhe
Compartilhar a notícia Aumenta o número de testes realizados para Covid-19 no Unilab da Unijuí  Compartilhar a notícia Aumenta o número de testes realizados para Covid-19 no Unilab da Unijuí  Compartilhar a notícia Aumenta o número de testes realizados para Covid-19 no Unilab da Unijuí

Link da Notícia:

Aumenta o número de testes realizados para Covid-19 no Unilab da Unijuí

Aumentou a demanda por exames de detecção do Coronavírus no Unilab, laboratório da Unijuí. Conforme Matias Frizo, nos últimos dias o número de testes diários realizados chegou a 200, mesmo valor registrado no verão do ano passado.

Conforme o responsável pelo laboratório, o que preocupa, é o aumento no número de resultados positivos, hoje atingindo pelo menos 20% do total dos exames realizados. De acordo com ele, como há a contabilização diária dos testes que são demandados ao Unilab, os números refletem a atual situação de contaminação com o Coronavírus nos municípios de Ijuí e outros 40 da região atendida pelo Laboratório por meio do convênio com o Cisa e a Unijuí.

O aumento na positividade dos testes é relativa e mesmo estando a baixo do registrado no mesmo período do ano passado, preocupa pela disseminação da doença que pode estar relacionada com a variante Omicron, do Coronavírus. Matias Frizo destacou com o Unilab está atendendo a demanda e priorizando a identificação do vírus e não da variante, e assim conseguindo entregar os resultados dos testes solicitados no mesmo dia da solicitação.
Disse ainda que há o interesse em fazer a genotipagem da variante Omicron, mas que para isso, aguarda as sondas que devem ser recebidas nos próximos dias no laboratório.

Conforme os ensaios virais de genotipagem feitas pela Fiocruz a nível de Estado, cerca de 90% dos novos casos de Coronavírus diagnosticados na população gaúcha, são atrelados a variante Omicron, o que explica, em tese, o crescimento no número de casos da Covid-19 especialmente nas últimas duas semanas em todas as regiões do Estado.










Nosso Whatsapp

 (55) 98408-0001

Visitas: 1740291
Usuários Online: 25
Copyright (c) 2022 - Ijuí Express
Converse conosco pelo Whatsapp!