O vereador Josias Pinheiro, PDT de Ijuí ao fazer uma avaliação dos trabalhos neste ano no Legislativo municipal, disse que muitos foram os encaminhamentos realizados.
Destacou que um dos debates que mais chamou atenção foi referente a tomada de crédito dos 35 milhões por parte do executivo. Questionou a falta de informação sobre quais as principais obras que serão executadas. Josias também lamentou o acordo firmado no inicio do ano onde os vereadores do PDT Paulo Braga e Matheus Pompeo de Mattos, votaram no candidato da situação Jorge Amaral.
Desta forma frisou que com o acordo o novo presidente já está definido, com o vereador Matheus Pompeo do PDT devendo ser eleito para presidir a casa. Como presidente do PDT, Josias disse que o partido perdeu as eleições municipais de 2020, a da mesa diretora no inicio deste ano, mas que continua sendo a maior sigla partidária de Ijuí.
Observou que agora o PDT se prepara para o pleito em nível nacional do ano que vem e as eleições municipais de 2024. Criticou a atual administração municipal, afirmando que o atual prefeito pouco fez e somente reclamou do orçamento deixado pela gestão anterior.