Mia Mamede, representante do Espírito Santo, foi coroada Miss Universo Brasil 2022 na noite desta terça-feira (19), em São Paulo. Com a vitória, a capixaba de 26 anos carregará a bandeira verde-amarela no Miss Universo, concurso previsto para o final deste ano. A faixa e a coroa foram entregues a Mia por Teresa Santos, psicóloga cearense que venceu o concurso em 2021. Esta é a primeira vez que o ES conquista o título na história do concurso, que começou em 1954.
Além da vencedora, outras quatro candidatas compunham o top 5 desta final: a segunda colocação ficou com Rebeca Portilho, Miss Amazonas 2022; a terceira colocação foi para Isadora Murta, Miss Minas Gerais 2022; o quarto lugar foi para a Miss Ceará 2022 Luana Lobo e a quinta colocação ficou com a gaúcha de Pelotas Alina Furtado, Miss Rio Grande do Sul 2022. Ao longo da noite, as cinco misses foram avaliadas por suas performances, conhecimentos, oratória e desenvoltura.
A fluência em quatro línguas estrangeiras e a experiência prévia em concursos de miss — ela venceu o Miss Dubai juvenil em 2012, quando morava nos Emirados Árabes Unidos — parecem ter ajudado Mia Mamede. Ela também é formada em Jornalismo Audiovisual e Socioeconomia pela Universidade de Nova York, e proprietária da Mia Content House, produtora de conteúdo sediada em Vitória.